Login
Email
Senha
 
 
Menu
- Página Inicial
- Blog
- Aulas Particulares
- Currículo
- Contato
- Conteúdo
- Exercícios
- Videos
- Simulações
- Links
 
 
Contatos

Telefone:
(19) 8812-9985

Email:
contato@professoraraujo.com.br

Campinas - SP
 
 
conteúdo > termo > conversão entre escalas
Conversão Entre Escalas
ferradura

Dada a existência de diferentes escalas termométricas, torna-se indispensável um método para transformar os valores de uma escala para outra. Caso contrário, como poderiam se comunicar dois cientistas que utilizam escalas diferentes? Como poderia um turista brasileiro, acostumado à escala Celsius, ler uma temperatura na escala Fahrenheit utilizada nos Estados Unidos?

Para se obter uma equação de transformação entre duas escalas, devemos conhecer pelo menos duas temperaturas que se correspondem. Normalmente são utilizadas as temperaturas de fusão do gelo e ebulição da água sob pressão de 1 atm.

Celsius – Fahrenheit

Vamos utilizar como exemplo a conversão entre as escalas Celsius e Fahrenheit. Ressalto aqui que o mais importante não é a equação ou relação termométrica que obteremos ao final, e sim o método pelo qual a encontraremos. Se você compreender o método para encontrar a relação termométrica, poderá fazer o mesmo entre quaisquer escalas.

Primeiro, desenhamos uma escala ao lado da outra, cada qual com as temperaturas correspondentes conhecidas e uma temperatura correspondente genérica, que chamaremos de C e F. Aqui, utilizaremos o ponto de fusão do gelo, que corresponde à temperatura de 0ºC ou 32ºF, e o ponto de ebulição da água, que corresponde à temperatura de 100ºC ou 212ºF. O segundo passo é fazer uma “regra de três” entre as diferenças entre as marcações das escalas.
Veja abaixo o resultado:

conversão
relação CF

A equação obtida acima é chamada de equação de conversão ou relação termométrica entre as escalas Celsius e Fahrenheit.

Dadas quaisquer duas escalas termométricas distintas, sempre podemos utilizar este método para obtenção da equação de conversão. Uma vez obtida a equação, qualquer temperatura pode ser transformada entre as duas escalas.

Celsius – Kelvin

A conversão entre as escalas Celsius e Kelvin não necessita do método exposto acima. Da própria definição da escala Kelvin, podemos afirmar que a temperatura nessa escala é sempre igual à temperatura na escala Celsius acrescida de 273. Ou seja:

celsius-kelvin

 

 
 

blog